Mesas de Debates

Mesa de debate 01: Práticas da EAD no Brasil – desafios e possibilidades

Resumo
Seja analisando pesquisas, ou olhando ao nosso redor, o crescimento da modalidade EAD no Brasil é evidente, em especial nas instituições privadas.
Em 2018, por exemplo, dos 6,37 milhões de matriculados no ensino superior privado brasileiro, 30% são na EAD.
Se as matrículas na EAD já demonstravam um crescimento contínuo, o ano de 2020 potencializou este crescimento. Segundo a Catho Educação, do dia 21 de março à 6 de abril, houve um aumento de 70% nas matrículas na EAD.
Mas será que este crescimento acontece de forma igualitária entre os cursos?
Segundo o Censo da Educação Superior, dentre os 10 cursos com mais matriculados na EAD no Brasil, 7 são de formação de professores, tendo o curso de Pedagogia na “liderança”, com o dobro de matrículas do segundo lugar.
Com um crescimento contínuo, mas menos significativo, encontramos outras áreas, como as engenharias e a arquitetura.
Diante deste cenário, nos perguntamos: por que os cursos de formação de professores estão entre os 10 primeiros? Seria o perfil do estudante, a força dos conselhos profissionais, que já chegaram a vetar, por exemplo, alunos matriculados na modalidade à distância, ou questões políticas e de valorização?
Buscando refletir sobre estas questões, bem como sobre os limites e possibilidades da EAD em duas diferentes áreas: Pedagogia e Arquitetura, apresentamos esta mesa.

Mesa de debate 02: Portugal e Brasil nos anos de 1960 e o modelo educacional em tempos de ditadura

Resumo
A mesa de debates tem por objetivo central apresentar um panorama sobre os modelos educacionais no Brasil e em Portugal ao longo de seus respectivos períodos ditatoriais da metade do século XX. Nesse sentido, os debatedores realizarão um levantamento das principais características de tais modelos e a construção e justificativa dos valores empregados no ato de educar e na regulação das instituições e sistemas escolares.

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