Mesa de Abertura e Conferência de Encerramento

Em breve

Mesa de Abertura

Tema: “Paisajes morales de la desindustrialización: el futuro ya no es lo que era”

Mediadora:
Dra. Maria Esperanza Rock Núñez
Chilena, teórica e etnohistoriadora, trabalha como acadêmica, pesquisadora e facilitadora do conhecimento, assumindo a responsabilidade pública dos intelectuais. Como ativista da memória e do reconhecimento da diversidade dos povos, seu trabalho de pesquisa e ensino promove uma mudança social rumo a uma sociedade mais justa e pluralista. Suas linhas de pesquisa e desenvolvimento são memória, cultura, diversidade, identidade e respeito mútuo em processos de crise social, desindustrialização e reconhecimento das culturas locais. É Directora do Centro Cultural Casa Taller e do OTEC Cultura y Territorio

Convidados:
Dra. Irene Díaz
Historiadora e chefe da documentação no Arquivo de Fontes Orais para a História Social das Astúrias – AFOHSA. Especialista em metodologia de História Oral. Trabalha em processos de memória e narrativas e representações de desindustrialização.

Dr. Rubén Vega García
Professor de História Contemporânea na Universidade de Oviedo e diretor do Arquivo de Fontes Orais para a História Social das Astúrias – AFOHSA. Trabalha em linhas de pesquisa com foco nas culturas trabalhistas, no movimento dos trabalhadores, nos conflitos sociais e nos processos de desindustrialização. Também prestou atenção a testemunhos e memórias de repressão. Nos últimos anos foi responsável pelo projeto Mudança Sociocultural, Memória, Patrimônio e Identidade em contextos de desindustrialização e foi curador da exposição Women’s Leadership in Mining Communities.

Disponível a partir do dia 13/12/2021, no Canal Conjugare no Youtube.

Conferência de Encerramento

Tema: “Poder e Poderes: contribuições do Realismo Subalterno para uma leitura atual da política internacional.”

Apresentação:
Maria Ferreira
Presidente da Comissão de Organização da 3ª JVIPC

Conferencista convidado:
Dr. André Sena
Doutor em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Desenvolveu entre os anos de 2001 e 2004 pesquisa sobre o pensamento político brasileiro. Coordenou o Ciclo “Diálogos – Mundo Contemporâneo” na Maison de France, Rio de Janeiro entre os anos de 2007 a 2012. Tem experiência na área de História Contemporânea, com ênfase em questões relativas a História Política e História das Relações Internacionais. Atualmente desenvolve pesquisa sobre as relações entre o Brasil e o Canadá. Colaborador do Jornal de Toronto. É Fellow Scholar do Multi National Institute of American Studies (M.I.A.S. – NYU) sediado na Universidade de Nova Iorque.

Disponível a partir do dia 17/12/2021, no Canal Conjugare no Youtube.

4ª JVIPC – Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica
Realização: Conjugare – Centro Português de Apoio à Pesquisa Científica e à Cultura
Email: jvipc.portugal@gmail.com

Copyright©2022 | Conjugare | JVIPC | Todos os direitos reservados
Política de Privacidade – Termos e Condições